domingo, 24 de março de 2013

Cabelo das extensões natural ou fibra...


Com frequência perguntam-me: o V/cabelo é natural?'

Vou apresentar (esclarecer) algumas questões sobre este assunto.

1º O cabelo sendo de origem humana é cabelo, se for de origem animal é pelo, se for de origem artificial é fibra. Assim, se o fabricante coloca 100% cabelo natural deverá ser isento de fibra ou de pelo.
Infelizmente alguns fabricantes (principalmente asiáticos) colocam uma percentagem na ordem dos 20% de fibra mencionando sempre 100%cabelo natural, quanto a isto, cada um tem que responder por si...
O cabelo é baço, quando compra um cabelo muito bonito, muito sedoso, CUIDADO, porque geralmente é de origem asiático com pouca cutícula, bastante silicone, embaraçando pouco mas com muito pouca resistência a trabalhos técnicos (inclusivé secagens seja de prancha, seja de brushing).
Prometemos em breve, ir um pouco mais longe nestas definições.

2º Qual o tipo de pelo que existe em extensões?
Apenas o pelo de Iaque, bovino da zona do Tibete pode atingir tamanho (depois de tratado) na ordem dos 30cm e com características semelhantes ao cabelo pelo que raramente poderá ser encontrado em extensões. Normalmente este pelo é utilizado pelos fabricantes de tintas de cabelo pois mesmo em pequeno tamanho pode ser utilizado para verificação de cor de fabrico, podendo também existir em perucas (principalmente de teatro) e em algumas extensões de cabelo afro (normalmente bem identificado como 100%Iaque/Yaque/Yake). Propositadamente não coloquei a lã pois as características técnicas não são as mais adequadas nem as mais semelhantes ao cabelo. 

3º Fibra, existem muitos tipos de fibra: nylon, kanekalon (muito usual em extensões) e outras menos conhecidas derivadas do kanekalon e mais usuais em perucas. Este será seguramente um dos artigos a detalhar em próximas ocasiões...
Normalmente a fibra não se embaraça!

Porquê normalmente?

Bem, voltemos ao cabelo.
O cabelo e de forma muito simples é constituído por várias partes, o interior (canal medular, que transporta "alimento" às pontas), o cortex, zona que envolve o canal medular e no exterior a cutícula. As cutículas são compostas por queratina, substância extremamente resistente e que protege o cortex capilar.
Quando as extensões indicam 100% Remy, é sinal que o fabricante garante que o cabelo está com as cutículas (também chamadas de escamas) todas no mesmo sentido.
E aqui a grande diferença para a fibra: o cabelo pode embaraçar-se por mau uso e a fibra por norma não. Mas a norma porquê? Porque as fibras podem embaraçar-se não por terem ou não cutículas mas porque com as secagens ao não aguentarem calor (hoje já existem fibras a aguentarem temperaturas muito elevadas abaixo dos 200ºC) vão-se deteriorando e cortando, partindo, etc e nessa altura com escovagens mais agressivas podem de facto embaraçar-se. Uma forma muito prática de ver (sentir) se é cabelo natural ou fibra é queimar uma ponta com o isqueiro e o cheiro de um e outra é diferente, o cabelo queima no local e cheira a pelo enquanto a fibra além de continuar a queimar o resto do fio (e de forma muito rápida) cheira a plástico queimado. Por outro lado, a fibra não aceita qualquer tipo de coloração, pelo menos atualmente...
O cabelo se estiver mal manufacturado (sistema não Remy) pode de facto embaraçar, mas tome nota do seguinte:
- 100gr de cabelo cruzado podem "contagiar" 20kg de cabelo pelo que se apenas 1pacote de cabelo lhe deu problemas... bem é mau uso pela certa.
- Se o cabelo ficar ligeiramente embaraçado por exemplo ao pentear. ou com o vento, a qualidade é boa, ou seja tem cutícula que o protege e pode ser facilmente desembaraçado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por partilhar a sua opinião.