segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cai-me cabelo das minhas extensões...

Questão básica:
- Existe sempre alguma queda de cabelo em extensões! Ou em perucas, ou em qualquer outro tipo de produto, inclusivé na nossa própria cabeleira... Com a agravante que no caso de posticeria (extensões, próteses, perucas) é um produto manufacturado à mão ou à máquina, mas manufacturado.

Independentemente do sistema de extensões usado, ao longo do processo de preparação, existem cabelos mais curtos que outros e são utilizadas com frequência cardas para por um lado manter as cutículas sempre no mesmo sentido (sistema Remy Hair) evitando que o cabelo se embarace, provocando uma descamação mínima e uma qualidade de cabelo máxima e por outro lado retirar estes cabelos que não têm as dimensões (comprimentos), mantendo assim a qualidade do produto vendido (comprimento entre x e y cm). Da mesma forma é possível que na preparação das extensões, alguns cabelos não fiquem presos (seja na queratina, seja no cabelo cosido) pelo que após 2/3 lavagens deixa de cair cabelo.
Apresentação de Carda

- O cabelo ao ser molhado, absorve a água forçando a costura. Ao secar o cabelo, este vai perder a grossura e dependendo da força e utensílios (escova) utilizados, vai fazer com que o cabelo se solte da própria costura ou da queratina, para indicar os dois sistemas mais usuais. 

No caso da Euro So.Cap, o cabelo é cosido à máquina pelo que todo ele sofre a mesma pressão de costura tornando inviável ou muito difícil a sua perda que não seja pelos 2 fatores antes indicados. Mais, o cabelo é cosido na mesma máquina de forma contínua e só depois cortado em tamanhos com peso de 100gr, razão porque algumas bandas poderão ter mais comprimento que outras e se existem problemas com a costura estes aparecerão de imediato em termos do lote (e vários clientes) e não especificamente numa única banda.


Uma vez que apenas a análise visual não é suficiente para definir motivo de reclamação ou não da possível queda anormal, o que se realiza é a medição do comprimento que poderá ter entre 90 e 110cm e a pesagem da banda ou conjuntos da banda que não deverá ter uma quebra superior a 5%, considerando que o cabelo estará cortado (adaptado) ligeiramente. 

No caso da extensão de queratina e uma vez que não se vende ao peso, na maior parte das vezes a situação de perder cabelo tem a ver com o modo de aplicação, nomeadamente o soldador estar à temperatura adequada (suficiente), ser utilizado o alicate ou os dedos (ficando espaço no interior para a entrada/passagem de outros produtos químicos), uso de escovas muito agressivas, por exemplo com muitos fios de cerda ou muito resistentes (pouco flexíveis).

Consulte também:
Cabelo cosido em banda


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O cabelo das extensões pode ou deve embaraçar?

Apesar de ter uma resposta simples: SIM !!! muitos profissionais teimam em não aceitar esse facto como um fator de qualidade do mesmo.

Vejamos:
- O cabelo é composto, entre outras partes, pelo exterior conhecido por escamas ou cutículas;
- O cabelo do próprio usuário (independentemente dos trabalhos realizados) tem cutícula;
- A cutícula proporciona resistência ao cabelo nos trabalhos técnicos;
- Se a usuária não pentear com frequência e mais importante, não desembaraçar o cabelo antes de se deitar, pode acordar com o cabelo embaraçado (independentemente de serem extensões ou não),
- Se já viu alguém a lavar o seu cabelo (mais) comprido terá visto que tem o especial cuidado de não embaraçar o comprimento do cabelo, penteando-o enquanto o vai lavando sempre com a atenção de o ir lavando ao longo do seu comprimento e não misturando partes do seu comprimento.

Mas com tantas preocupações será que não existe cabelo que possa não embaraçar (pelo menos com a mesma frequência)? SIM existe!

Normalmente o cabelo muito descamado que se apresenta bastante brilhante, super bonito e sedoso ao ter pouca ou nula cutícula embaraça-se muito pouco, infelizmente esta vantagem é contrariada com a sua grande desvantagem: durabilidade muito reduzida!!!

Quando o cabelo tem pouca cutícula, as secagens (brushing, escova, secador, prancha), agridem com maior severidade o cabelo pois ao não ter esta proteção fica muito dependente da resistência e durabilidade dos silicones que o envolvem, esses silicones são arrastados com as lavagens e os produtos de limpeza utilizados.

Com muita frequência se vê serem utilizados produtos restruturantes, quando este cabelo -morto- não tem possibilidade de ser restruturado e necessita de hidratação, note que a hidratação é possível sempre e quando exista a cutícula para absorção e manutenção dessa mesma hidratação. Caso o cabelo seja demasiado castigado (sem cutícula) vai durar enquanto exista o silicone para o proteger.

Assim e porque o cabelo é bonito quando o compra, não tem forçosamente de ser de melhor qualidade e neste tipo de produto em concreto, se o cabelo é menos bonito (mais opaco), mais crespo ao toque, mais caro, etc.,  lembre-se: vai durar mais tempo e a sua compra será rentabilizada a curto prazo, desde que mantenha alguns cuidados com a sua manutenção como sejam a hidratação com produtos não ácidos; se realiza brushing com prancha não ultrapasse os 180ºC, lavagem do cabelo após desembaraçar, realizando uma trança ou lavando-o (acariciando-o no seu comprimento)

Prefira qualidade, ficar-lhe-á mais económico e manterá a beleza exterior durante mais tempo pois a beleza interior, essa é sempre só sua!!!

Leia também este post

Se gostou, divulgue, se considera que não está 100% correto, colabore e apresente a sua opinião.