terça-feira, 27 de agosto de 2013

Peruca, que escolher? Fibra ou cabelo

Champô para perucas Camaflex
Nota introdutória, uma vez que considero a peruca diferente da prótese (ver post) vou comentar exclusivamente neste post questões relacionadas com perucas.

 Que procura um usuário (masculino ou feminino) quando procura uma peruca?
Naturalidade! Leveza da peça! Comportamento dos fios de cabelo soltos e naturais! Preço!

Com demasiada frequência, contacto com profissionais e público que pretendem uma peruca "mas quero cabelo natural!!!". Apesar das suas curtas vantagens, o mercado consome mais perucas de fibra que de cabelo natural!

Condicionador para perucas Camaflex
Mas quais são as diferenças entre ambas?
Temos que considerar que existem várias marcas de perucas no mercado e que cada uma terá a sua especificidade, mas sob o ponto de vista do usuário e nas suas preocupações que indiquei acima...

Hoje existem fibras que no tacto e aspeto se assemelham muito ao nosso cabelo, com possibilidade de diferentes grossuras de fios de cabelo, extremamente leves, com possibilidade de madeixas ou com aparência de "crescimento de cabelo de outra cor", com um comportamento por exemplo ao vento, semelhante ao nosso próprio cabelo.

Por outro lado, as de cabelo natural raramente é de cabelo virgem, sendo com muita frequência cabelo muito manufaturado. As de cabelo natural normalmente duram mais algum tempo que as de fibra, dependendo sempre do tipo de uso e manutenção que lhes damos.

Voltando à fibra, existem algumas qualidades em que praticamente já não têm brilho artificial (kanekalon de 3ª, 4ª ou mesmo 5ª geração como o caso da Modacrilyc e CiberHair) e com micro-cortes que se assemelham ao nosso cabelo em termos de toque e que lhe transmitem pouca rigidez e naturalmente maior naturalidade.
Proteção da fibra capilar de peruca 
Quanto a trabalhos técnicos, não recomendo nem numas nem outras, por um lado porque a fibra não absorve pigmento e em termos de calor, depende do tipo de fibra; as de cabelo porque já está muito preparado (exceto as de cabelo virgem) e porque a coloração não durará muito, devido ao tipo de pigmento que já foi usado e por outro lado devido à falta de cutícula.

Manutenção, aqui as de fibra claramente ganham pois a seguir a uma lavagem em água fria, a fibra renova-se de forma imediata com uma "sacudidela", enquanto a de cabelo natural necessita de uma profissional para lhe renovar todo o penteado.

Laca Posti Laque para perucasQuanto ao preço, desiludam-se os que pensam que uma peruca de cabelo natural será sempre mais cara! Enquanto o usuário vê a peruca por fora, cor, comprimento, tipo de corte... os fabricantes e os técnicos analisam o seu interior, monofilamento, cosida à máquina ou à mão, vários tipos de confeção na mesma peça, comodidade, densidade, etc e aqui a qualidade da fibra é um fator importante que vai pesar seguramente no preço final. 


Portanto na próxima vez que adquirir uma peruca, seja por necessidade, seja por vaidade ou apenas para variar de penteado, relaxe, goze o momento, esqueça se é de cabelo natural ou de fibra e escolha o que o coração lhe indicar, pois o importante é que a peruca sirva o seu propósito: deixá-la bem consigo própria.

Fontes: Capel-lo e Camaflex

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por partilhar a sua opinião.