domingo, 28 de julho de 2013

Cabelo estragado vs cabelo desidratado

Em posticeria (e cabeleireiro) os utilizadores menos experientes podem confundir um cabelo desidratado (por ação química ou não) com cabelo estragado.

Alguns detalhes iniciais do cabelo utilizado em posticeria:
1 – O cabelo foi colhido há muito tempo (inclusivé anos)
2  - Os cabelos inclusivé os cabelos louros na sua origem eram negro ou muito escuro.
Champô Natur Extensions, ideal para lavagem suave de cabelos desidratados3 – O cabelo EURO SO.CAP é trabalhado no sentido de manter as melhores condições finais possíveis de quando estava na cabeça do seu produtor, ou seja e a título de exemplo, é muito pouco descamado para que a cutícula possa suportar trabalhos técnicos quando aplicado.
4 – O cabelo quando é colhido tem uma quantidade de gordura natural, que se vai perdendo com o tempo e os trabalhos que se vão realizando ao longo do seu processamento: seleção por medidas, tonalidades, secagem ao sol, descoloração preparativa, coloração final... A gordura natural que ainda resta após estes processos é muito pouca, contudo, evita que o cabelo se embarace com tanta facilidade.

Assim e considerando que os lotes de cabelo nunca são exatamente iguais, uma vez que a matéria prima é natural e por outro lado porque existe em cada “madeixa” sempre cabelos de pessoas diferentes que reagem aos trabalhos de forma diferente; existem determinados produtos, que apesar de não se colocar em causa a sua qualidade pois estão preparados para um cabelo vivo, não serão os mais indicados para cabelo morto e já processado técnicamente como é o caso do utilizado em extensões capilares, perucas e próteses.

Máscara Natur Extensions para hidratação profundaPortanto,
Nas extensões deveremos evitar produtos de tratamento de PH ácido como o caso dos produtos restruturantes. Também muitos produtos ditos hidratantes, possuem um PH ácido que assim são totalmente desaconselhados por esse motivo (para as extensões).
Ao realizar uma secagem com bigoudis (mesmo que com papelotes) temos que nos recordar que o cabelo tem cutícula (no caso da Euro So.Cap) e que deve ser bem seco, demorando mais tempo do que o normal pois o “papelote” absorve a água e assim demora mais tempo a secar, se não houver cuidado ao tirar os papelotes pode também suceder que o cabelo se embarace (recordamos que tem cuticula), sendo com frequência muito mais prático e com melhores resultados fazer uma boa pré-secagem e depois a marcação com ferro de ondular preferencialmente a uma temperatura que não ultrapasse os 150ºC. Muito provavelmente com 100ºC já conseguirá os seus objetivos.

Com frequência, há quem efetue trabalhos de hidratação com queratina.
Spray Natur Extensions, a opção ideal do serum em sprayNestes casos, existem muitas marcas no mercado, contudo normalmente todas elas usam a temperatura (230ºC). Este novo sistema de tratamento é interessante em cabelos estragados mas não o mais indicado para cabelo de posticeria (recorda-se que o cabelo não está estragado?) e por outro lado a temperatura claramente não será a mais indicada para este tipo de cabelo que pode estar desidratado e que é um cabelo que não deverá ser usado com excesso em secagens, não deverá também ser utilizado calor em excesso, recordamos que o calor do secador na temperatura máxima com uma escova térmica e a 5/10cm do cabelo pode atingir entre os 150ºC e os 180ºC. após alguns segundos na mesma posição.

Para uma hidratação de cabelo de extensões recomendamos os produtos NATUR EXTENSIONS (ou outros que existem no mercado):
Champô para lavagem com ação detergente muito suave
Máscara que pode funcionar como creme se retirado após 2/3 minutos
Spray que funciona como um sérum mas com a vantagem que não engordura, deixando muito brilho e podendo ser usado tanto em seco como em molhado. Para além que desembaraça muito bem.

PS: não esquecer a escova mais adequada para extensões. Independentemente da marca, apresentação, etc, a principal característica que deve ser tida em conta é que os picos/dentes deverão ser muito flexíveis de forma a que ofereçam uma  resistência relativa ao cabelo, desembaraçando-o de forma progressiva e não com uma passagem.


Fonte:Capel-lo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por partilhar a sua opinião.