domingo, 28 de julho de 2013

Cabelo estragado vs cabelo desidratado

Em posticeria (e cabeleireiro) os utilizadores menos experientes podem confundir um cabelo desidratado (por ação química ou não) com cabelo estragado.

Alguns detalhes iniciais do cabelo utilizado em posticeria:
1 – O cabelo foi colhido há muito tempo (inclusivé anos)
2  - Os cabelos inclusivé os cabelos louros na sua origem eram negro ou muito escuro.
Champô Natur Extensions, ideal para lavagem suave de cabelos desidratados3 – O cabelo EURO SO.CAP é trabalhado no sentido de manter as melhores condições finais possíveis de quando estava na cabeça do seu produtor, ou seja e a título de exemplo, é muito pouco descamado para que a cutícula possa suportar trabalhos técnicos quando aplicado.
4 – O cabelo quando é colhido tem uma quantidade de gordura natural, que se vai perdendo com o tempo e os trabalhos que se vão realizando ao longo do seu processamento: seleção por medidas, tonalidades, secagem ao sol, descoloração preparativa, coloração final... A gordura natural que ainda resta após estes processos é muito pouca, contudo, evita que o cabelo se embarace com tanta facilidade.

Assim e considerando que os lotes de cabelo nunca são exatamente iguais, uma vez que a matéria prima é natural e por outro lado porque existe em cada “madeixa” sempre cabelos de pessoas diferentes que reagem aos trabalhos de forma diferente; existem determinados produtos, que apesar de não se colocar em causa a sua qualidade pois estão preparados para um cabelo vivo, não serão os mais indicados para cabelo morto e já processado técnicamente como é o caso do utilizado em extensões capilares, perucas e próteses.

Máscara Natur Extensions para hidratação profundaPortanto,
Nas extensões deveremos evitar produtos de tratamento de PH ácido como o caso dos produtos restruturantes. Também muitos produtos ditos hidratantes, possuem um PH ácido que assim são totalmente desaconselhados por esse motivo (para as extensões).
Ao realizar uma secagem com bigoudis (mesmo que com papelotes) temos que nos recordar que o cabelo tem cutícula (no caso da Euro So.Cap) e que deve ser bem seco, demorando mais tempo do que o normal pois o “papelote” absorve a água e assim demora mais tempo a secar, se não houver cuidado ao tirar os papelotes pode também suceder que o cabelo se embarace (recordamos que tem cuticula), sendo com frequência muito mais prático e com melhores resultados fazer uma boa pré-secagem e depois a marcação com ferro de ondular preferencialmente a uma temperatura que não ultrapasse os 150ºC. Muito provavelmente com 100ºC já conseguirá os seus objetivos.

Com frequência, há quem efetue trabalhos de hidratação com queratina.
Spray Natur Extensions, a opção ideal do serum em sprayNestes casos, existem muitas marcas no mercado, contudo normalmente todas elas usam a temperatura (230ºC). Este novo sistema de tratamento é interessante em cabelos estragados mas não o mais indicado para cabelo de posticeria (recorda-se que o cabelo não está estragado?) e por outro lado a temperatura claramente não será a mais indicada para este tipo de cabelo que pode estar desidratado e que é um cabelo que não deverá ser usado com excesso em secagens, não deverá também ser utilizado calor em excesso, recordamos que o calor do secador na temperatura máxima com uma escova térmica e a 5/10cm do cabelo pode atingir entre os 150ºC e os 180ºC. após alguns segundos na mesma posição.

Para uma hidratação de cabelo de extensões recomendamos os produtos NATUR EXTENSIONS (ou outros que existem no mercado):
Champô para lavagem com ação detergente muito suave
Máscara que pode funcionar como creme se retirado após 2/3 minutos
Spray que funciona como um sérum mas com a vantagem que não engordura, deixando muito brilho e podendo ser usado tanto em seco como em molhado. Para além que desembaraça muito bem.

PS: não esquecer a escova mais adequada para extensões. Independentemente da marca, apresentação, etc, a principal característica que deve ser tida em conta é que os picos/dentes deverão ser muito flexíveis de forma a que ofereçam uma  resistência relativa ao cabelo, desembaraçando-o de forma progressiva e não com uma passagem.


Fonte:Capel-lo


Cabelo cosido em banda

Um dos sistemas de extensões com grande procura atualmente no mercado são as extensões de banda ou de cabelo cosido

São  várias as formas de aplicar este produto, contudo antes das aplicações mais comuns, algumas questões prévias.

1 - Recordemos que o cabelo tipo europeu cresce 1cm por mês enquanto que o afro, 1 cm cada 4 meses.
2 - Dependendo do tipo de cabelo que se aplica (indiano, chinês, asiático, descamado, não descamado) a quantidade necessária e as manutenções e tratamentos diferem.
3 - Também importante ao comprar o cabelo é saber se a tecedura foi realizada à máquina ou à mão pois se for necessário cortá-la para adequar mais facilmente ao contorno da cabeça do cliente, a que foi preparada à mão pode desmanchar-se.

Por outro lado, ao escolher devemos tentar responder o máximo possível a estas necessidades:
- Qual o cabelo que o utilizador tem? Qual o resultado pretendido? Por quanto tempo?


Tipo de aplicação 1
- Fazer uma trança muito fina com o cabelo do cliente e depois com uma linha ligeiramente elástica, coser a banda à trança (método italiano ou brasileiro), normalmente só utilizado nos individuos afros pois o seu cabelo é suficiente duro e resistente para aguentar um trabalho duradouro e sem necessidade de muita manutenção, permitindo também que a banda fique muito perto do couro cabeludo.

Tipo de aplicação 2
- Com anilhas (também conhecidos por cilindros, agrafes) em que o cabelo do cliente está solto e depois selecionamos uma pequena madeixa da extensão (aqui depois haverá várias formas e posições para aplicação). Aqui algumas empresas vendem também uma cola que apesar de lhe chamarem queratina é uma cola tradicional tipo de marceneiro, siliconada, cujo objetivo é manter durante algum tempo a banda na mesma posição e assim poder prosseguir com a aplicação da banda. Eu não utilizo cola mas bicos de pato e molas pois o objetivo é manter o cabelo e a banda fixas o tempo suficiente para a aplicação das anilhas até que a aplicação consiga segurar a banda. Apesar de tudo este parece-me o metodo mais adequado para o cabelo europeu pois de acordo com a forma como se aplica pode ser realizada a manutenção com alguma rapidez e frequência, sem ter que retirar a banda fora.

Nota: Recordo-me que há uns anos apareceu uma empresa "milagrosa" que usava algo semelhante a super cola em vez da cola siliconada e das anilhas.


Tipo de aplicação 3
- Com molas tipo tic-tac, em que tanto se podem comprar à parte ou já aplicadas nas bandas, existindo vários tamanhos de largura de bandas para facilitar o trabalho. 
Podem ser visualizados mais 2 exemplos nestes links Free Look e Free Extension.
Este método é particularmente interessante para cabelos muito finos (a mola necessita de muito pouco cabelo) e quando se pretende um alongamento ou volume de muito pouca duração, ex: passagens de modelos, penteado de noite ou de noiva, alongamento para uma festa. 




Fonte: Capel-lo

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tom 000 tintas Jaipur - Keen Strok - Cenirova

O tom 000 nas tintas das marcas Incospel JAIPUR - KEEN STROK - CENIROVA levanta com frequência, dúvidas sobre a sua possível utilização. Hoje vou tentar esclarecer as suas grandes vantagens.

Primeiro temos que saber para que serve, o tom 000 é um reforçador de aclaração!

O que faz é aumentar ligeiramente o teor do poder amoniacal à mistura e portanto consegue-se aumentar o poder de aclaração em 1 a 2 tons de acordo com a quantidade que se mistura.

Pode ser misturado com qualquer outro tom, sem haver necessidade de alteração na desdobragem do oxidante, obtendo-se também uma melhoria considerável na fixação dos pigmentos.

Claro que os melhores resultados são quando se misturam com os superaclarantes pois além da função destes, estamos também a trabalhar com uma volumagem superior, logo resultados mais potentes.

Pode também ser utilizado em substituição do pó descolorante (tal como os superaclarantes) em que o cabelo (principalmente os muito delicados ou castigados, muito finos com trabalhos técnicos, etc) fica rapidamente sensibilizado. 
Neste caso a coloração (independentemente da marca JAIPUR, KEEN STROK ou CENIROVA) devido ao equilíbrio adequado da fórmula entre pigmentos e acondicionadores obtemos um efeito tratante muito superior ao utilizado através do pó descolorante.

É importante realçar que não podemos substituir pura e simplesmente o pó descolorante pelos superaclarantes pois não conseguimos obter o efeito aclarador que o pó descolorante consegue, contudo em casos onde não é necessário uma descoloração tão elevada ou em casos de cabelos mais sensibilizados, esta pode ser uma boa solução.



Apesar de toda a informação técnica disponível, continuo a ser de opinião que um trabalho de coloração em que se pretendem resultados específicos (acajus ou caobas mais intensos, cabelos sensibilizados ou já pintados, crescimentos de 1 cm, descolorações, etc, etc), o local adequado continua a ser o salão de cabeleireiro e não comprar para aplicar em casa (independentemente se é no supermercado ou numa loja de artigos profissionais), pois não podemos esperar que o que se vê na carta de cores é automaticamente o que vai sair com o trabalho feito. Recordo que cada cabelo reage de forma diferente, tempos de pose diferente, diferentes tipos de sensibilidade, etc.

Fonte: Incospel, SL