sábado, 6 de junho de 2015

Perucas para tratamento oncológico

Qual a peruca mais adequada para um tratamento oncológico? Existem perucas para esse fim especifico? Cabelo natural ou fibra? Peruca ou prótese?

Vou tentar responder a todas as questões num único post pois todas as situações estão de alguma forma relacionadas.

Existem comerciantes que numa situação de oncologia passam a ideia que apenas a prótese serve, que é o melhor, que..., que... , que...

Vamos ver, a prótese permite de facto uma muito boa naturalidade, uma adaptação total às necessidades quer de estética, quer de medidas do cliente e com frequência maior durabilidade (dependendo de vários fatores) do que "uma" peruca. Por isso mesmo existem tantos modelos possíveis de perucas, disponíveis em tantas cores, com os mais variados comprimentos...

Se retirarmos alguns tipos de oncologia muito específicos, em que a sensibilidade do couro cabeludo é totalmente posta à prova, em todos os outros casos a escolha de uma peruca ou prótese vai depender do preço que esteja disposto(a) a pagar, a naturalidade pretendida e em algum caso algum detalhe técnico relacionado com as medidas do couro cabeludo.



A nossa opinião é que uma peruca (de fibra) numa situação de oncologia pode sempre servir como um símbolo de algo que se passa e que no final pode ser queimada como uma etapa da nossa vida que foi ultrapassada com êxito.

Uma vez que este assunto não será pacifico para todos, deixo aberto o debate. 

As cores dos cabelos das perucas têm influência no valor final do produto?



Antes de respondermos à questão colocada no titulo, temos que diferenciar as perucas de cabelo natural e as de fibra ou cabelo sintético.

No caso das perucas de cabelo natural, a parte do peso do cabelo é uma parte substancial do valor final do produto (além de outros fatores), enquanto que nas perucas de fibra, o fator mais importante na determinação do preço, é a sua confeção.

Quanto à confeção, existem vários tipos de apresentação:
1 - toda preparada à máquina, apesar da informação não ser totalmente verdadeira pois a confeção de uma peruca compreende cerca de 80 processos, não existindo nenhum robot a preparar a peruca do principio ao fim, contudo a sua apresentação final é um pouco mais grosseira; não permitindo ver o couro cabeludo; existem cabelos um pouco mais pequenos para dar a imagem de que estão a nascer, etc
2 - Monofilamento, existe pelo menos uma parte (normalmente na parte superior e/ou na zona do "risco" ) que é preparada com uma rede muito fina (tule) que para qualquer pessoa que esteja perto, torna a peruca muito mais natural pois dará a ideia que é o próprio couro cabeludo.
3- Com materiais adequados para reconhecer as diferenças corporais e ambientes de forma a permitir a transpiração ou a manutenção da temperatura local.
4 - Com poliuretanos (silicones) que permitem uma elevada aderência ao couro cabeludo, mas nem sempre os mais indicados em casos de elevada sensibilidade (por exemplo devido a tratamentos oncológicos).

Voltemos à questão da questão do preço possível de alterar ou não pela alteração na cor.

Apesar de algumas marcas poderem considerar que no caso do cabelo natural, as cores mais claras terem necessidade de um maior tratamento seja técnico, seja temporal, existe também uma maior possibilidade dos fios de cabelo mais claros, ficarem mais sensibilizados, portanto esta questão do preço para algumas marcas existe, para outras não, pois consideram o valor do peso do cabelo (relacionado diretamente com o comprimento do mesmo) e não o tratamento necessário à preparação do cabelo.

NOTA: o cabelo (de boa qualidade) não se deve apresentar muito brilhante, pois a cutícula que é o que lhe dá a resistência, é como as "camadas de uma cebola" tornando-o irregular e desta forma menos vulnerável à reflexão da luz. 

Nas perucas de fibra ou de cabelo sintético, os fatores peso / comprimento do cabelo / cor do cabelo, não têm expressão (significativa) existindo inclusivamente perucas de cabelo comprido mais económicas que outras curtas (sendo o tipo de fibra capilar igual), pois a diferença estará na naturalidade do produto.